Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Solicite informação sem compromisso Univille - Universidade da Região de Joinville

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Pós-Graduação em Engenharia de Produção

  • Modalidade
    A modalidade do curso é presencial.
  • Duração
    O curso é realizado em 432 horas/aula.
  • Certificado oficial
    Receberá o título de Especialista em Engenharia de Produção.
  • Considerações
    O curso tem como objetivo a formação de profissionais capacitados na atuação de melhorias no processo de produção industrial. A concentração de melhorias se dá no ótimo planejamento e de total conhecimento da área de atuação, a fim de agregar as técnicas na execução do bom trabalho. Sempre almejando alcançar a melhoria de qualidade reduzindo o tempo, consumo e custos adicionais. Dessa forma, esses profissionais são bem disputados por empresas que buscam esse objetivo, a fim de competir com mercado e comércio exterior.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais que atuam na área de Engenharia e Administração Industrial.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar em empresas como Embraer, Brasken, USIMINAS, Ford Motor Company, General Motors, Gerdau e Vale.

Comentários sobre Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Presencial - Joinville - Santa Catarina

  • Objectivos
    Capacitar os alunos para a obtenção de uma visão sistêmica dos desafios de engenharia de produção e das principais ações para a sua melhoria.
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam na área de engenharia industrial nos mais diversos tipos de empresas, contribuindo com ferramentas e técnicas de gestão da produção e processos. Proprietários de pequenas e micro-empresas, que desejam melhorar os seus processos industriais. Pessoas oriundas de instituições de ensino e pesquisa, que atuam na área de engenharia de produção também poderão melhorar suas competência e habilidades.
  • Titulação
    Especialista em Engenharia de Produção.
  • Conteúdo

    O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção está disponível nas unidades:

    Joinville: R$  445,00 (terças e quintas-feiras)

    São Bento do Sul: R$ 430,00 (segundas e terças-feiras)



    CONTABILIDADE GERENCIAL – 32h/a

    Ementa: Conceitos de contabilidade. Princípios contábeis. Os sistemas contábeis. Regimes contábeis e apuração de resultados. Contabilização e escrituração. Formalidades legais. Os relatórios contábeis. O uso gerencial dos relatórios contábeis. Noções de análise dos relatórios contábeis para uso gerencial.

     

    FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS – 32h/a

    Ementa: O papel do gerente de área como gestor de pessoas. Processos de Gestão de Pessoas (Seleção, Acompanhamento e Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências, Treinamento e Desenvolvimento e Demissão). Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes.  Lidando com a diversidade. O gerente como educador da equipe e líder coach.

     

    MARKETING – 32h/a

    Ementa: Principais conceitos de marketing. Análise das oportunidades de mercado. Comportamento do consumidor. Seleção de mercados alvo. Segmentação. Desenvolvimento do mix de Marketing. Planejamento de produtos e serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de vida de produtos. Preços. Canais de distribuição - Varejo e Atacado. Promoção. Estratégia de comunicação.

     

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 32h/a

    Ementa: Análise externa. Forças competitivas de Porter. Análise interna. Cadeia de Valores de Porter.  Diagnóstico estratégico. A matriz de SWOT. Visão, missão, objetivos, metas e estratégias. Planos de Ação. Unidades Estratégicas de Negócios. Matriz BCG. Matriz de Ansoff. Controle estratégico.

     

    METODOLOGIA DA PESQUISA – 32h/a (oferecida na modalidade à distância)

    Ementa: Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos.

     

    GESTÃO DA INOVAÇÃO - 20h/a

    Ementa: O processo criativo. Características das pessoas criativas. Estratégias para a criatividade. Ferramentas para a criatividade. Conceitos de inovação. Tipos de inovação. Características das empresas inovadoras. Patentes.

     

    LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – 24h/a

    Ementa: Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos (definições, fluxo físico e fluxo de informações, níveis de planejamento). Os fundamentos e as estratégias da gestão da cadeia de suprimentos. A gestão da cadeia de suprimentos como diferencial competitivo no mercado globalizado. Indicadores de desempenho logístico.

     

    GESTÃO AMBIENTAL – 20h/a

    Ementa: Histórico da gestão ambiental, ferramentas de Gestão Ambiental, modelos de gestão ambiental: Gerenciamento ecológico, Gerenciamento de desenvolvimento ecológico, séries ISO 14000.

     

    GESTÃO DE PROJETOS – 20h/a

    Ementa: Definição e aplicações. Técnicas e métodos de gerencia de: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos e aquisições do projeto. Gerenciamento do projeto no ambiente da qualidade.

     

    SISTEMAS DE PRODUÇÃO – 24h/a

    Ementa: Sistema de Produção. Métodos de Produção. Filosofias de Organização Industrial, Planejamento, Programação e Controle da Produção.

     

    LEAN MANUFACTURING – 40h/a

    Ementa: Filosofia Lean. 5 Princípios. Lean versus sistema Ford. Principais ferramentas do Lean.

     

    SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO – 28h/a

    Ementa: Introdução à modelagem e simulação. Técnicas de construção de modelos. Desenvolvimento de modelos de simulação da produção. Análise de parâmetros de entrada, análise de resultados. Otimização de sistemas com modelos de simulação.

     

    ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 20h/a

    Ementa: Fundamentos da ergonomia; Enfoque centrado no usuário. Abordagens e enfoques ergonômicos, Análise ergonômica dos postos de trabalho. Ergonomia de aplicada a processos. Acidentes e doenças do trabalho; Análise de Riscos: Abordagem qualitativa e quantitativa; Avaliação de Riscos; Princípios, Regras e Equipamentos de Proteção.

     

    ENGENHARIA DE PRODUTO – 24h/a

    Ementa: O processo de Desenvolvimento de Produtos. Modelos de referência como ferramentas de gestão de projetos. Projeto Informacional. Projeto Conceitual. Método Morfológico. Projeto Detalhado. FMEA aplicado ao produto.

     

    QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA – 32h/a

    Ementa: Modelos, conceitos, filosofias e princípios. Gerenciamento da rotina. O ciclo PDCA - MASP. 5 S. Ferramentas para o controle de qualidade. Certificações. 

     

    SEIS SIGMA – 20h/a

    Ementa: Conceitos e aplicação da filosofia seis sigma para controle e melhoria do processo industrial. Mapa de raciocínio, mapas de processo e de produto. Conceito de variação, cartas de controle. Plano de amostragem e componentes de variação. Avaliação do sistema de medição, experimento planejado.


Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |