Pós-graduação em Gestão de Compras e Suprimentos

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão de Compras e Suprimentos - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão de Compras e Suprimentos

    Objetivo

    Formar profissionais para atuar na área de Suprimentos de grandes empresas, bem como desenvolver e ampliar a capacidade técnica de profissionais que já trabalham na área mas que desejam aprofundar os seus conhecimentos. Este curso foi estruturado visando atender às necessidades das empresas em contratar profissionais treinados e qualificados na área de Suprimentos. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao mercado.
     
    Disciplinas

    1 - FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Negócios e Gestão de Projetos; Definições: PMI, PMBOK, Projeto, Programa, Portfólio e Gestão de Projetos; Steakholders em projetos; Metodologia de gestão de Projetos: Ciclo de vida, áreas de conhecimento, seus processos de gestão de projetos; Iniciação e Planejamento de Projetos; Execução, Controle e Encerramento de Projetos.

    2 - GESTÃO DA QUALIDADE E INDICADORES DE PERFORMANCE

    Introdução (Conceitos Básicos. Evolução do Processo da Qualidade). Normas ISSO (Histórico, certificação, normas ISO 9000, sistemas integrados de gestão). Prêmio Nacional da Qualidade (Histórico, fundamentos e modelo de excelência). Padronização e Melhoria (Ciclo do PDCA, melhoria contínua). Ferramentas da Qualidade (Brainstorming, Diagramas de Causa e Efeito, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Outras Ferramentas). Tópicos Especiais em Gestão (5S e Seis Sigma). Indicadores de performance SLA, KPI e suas aplicação práticas.

    3 - GESTÃO DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES

    Análise do fluxo das requisições; Estratégias de acesso ao mercado; Processo de análise das propostas (biddings); Processo de reajustes de preços. Atuação convencional x Atuação contemporânea de Suprimentos; Ruptura de modelo; Segmentação estratégica das diferentes categorias de bens e serviços adquiridos; Estabelecimento das estratégias de relacionamento com fornecedores para cada grupo segmentado; Inteligência de Mercado; Análise dos fatores de força e fraqueza dos compradores e fornecedores quando do estabelecimento de estratégias de relacionamento; Acompanhamento e controle do planejamento estratégico realizado.

    4 - GESTÃO DE CONTRATOS

    Tipos de contratos; Fases de um contrato/ Fluxo de aprovação; Metodologia para formalização de contratos; Especificidades da contratação de serviços (SLA); Ferramentas utilizadas no acompanhamento de Contratos; Aspectos jurídicos associados à realização dos contratos.

    5 - GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO DE DEMANDA

    Gestão de estoques: conceituação, objetivos, avaliação de estoques, sintomas e reflexos da gestão. Previsão de estoques: requisitos, recomendações, sistemas e técnicas de previsão, demanda. Correção antecipada do consumo em função do aumento da utilização. Economia decorrente da padronização de material: considerações, procedimento matemático, economias da padronização. Avaliação do desempenho e performance da gestão de estoques: objetivos, relatórios, gráficos. Saneamento dos estoques: critérios de saneamento, cuidados nos ajustes.

    6 - GESTÃO DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO

    Fundamentos de Marketing. Gerência de Desenvolvimento de Produtos e Marcas. Gerência de Divulgação de Produtos. Gerência de Distribuição e de Comercialização de Produtos. Especificidades Contemporâneas em Marketing.

    7 - GESTÃO DE PESSOAS EM SUPRIMENTOS

    Introdução à moderna gestão de pessoas; Recrutamento e Seleção; Times Multidisciplinares; Cultura e clima organizacional; Liderança; Gestão do Conhecimento; Sistemas de Recompensas.

    8 - GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

    Avaliação de Fornecedores; Análise de Risco; Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores; Relacionamento Colaborativo entre Comprador e Fornecedor.

    9 - GESTÃO DE SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA EM SUPRIMENTOS

    Cadeia de relacionamento da integração dos serviços de manutenção, limpeza e resíduos, com seus clientes e fornecedores (visão do mercado). Como realizar estimar custos adequados a cada operação. Melhorias contínuas na prática da gestão de serviços. Tipos e tendências de manutenção (manutenção corretiva, preventiva, preditiva, detectiva e Engenharia de Manutenção).

    10 - GESTÃO DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

    Histórico e importância do transporte. Transporte de cargas e de passageiros. Sistemas e modais de transporte: características, vantagens e desvantagens. Transporte Multimodal e Intermodal. Panorama do transporte de cargas no Brasil. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota roteirização. Sustentabilidade e inovações em transporte.

    11 - GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA

    Fundamentos da estratégia: fenômeno estratégico, evolução, conceitos e definições sobre estratégias empresariais; Campos de atuação da estratégia empresarial (campo do poder econômico e suas interfaces); Administração estratégica sob a ótica sistêmica (cenários, valores organizacionais, empresa e seu ambiente operacional); Componentes do processo de planejamento nas organizações: Práticas e requisitos fundamentais para uma gestão orientada para excelência.

    12 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL EM SUPRIMENTOS

    Introdução de novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo; Conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos; Relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes, demonstrando a importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor aos clientes finais.

    13 - MATEMÁTICA FINANCEIRA

    Taxas de juros. Juros simples. Juros Compostos. Equivalência de taxas. Capitalização com Juros simples e Juros Compostos. Rendas financeiras. Planos de amortizações. Valor Presente e Valor Futuro.Conceitos básicos de fluxo de caixa e valor do dinheiro no tempo. VPL e TIR

    14 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    15 - NEGOCIAÇÃO

    Aspectos gerais das negociações; Perfis e conflitos; Estratégias de negociação; Negociação competitiva e colaborativa; Simulação entre grupos.

    16 - TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SUPRIMENTOS

    ERP - Enterprise Resource Planning Sistemas constituídos por módulos integrados, permitindo a administração das operações de suprimentos, financeira, contábil, logística e recursos humanos. Sistemas Integrados de Gestão SCM; E Commerce; E Procurement; Benefícios Pontenciais da integração sistêmica, tais como: Redução de custos operacionais da cadeia de suprimentos Excelência no gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos, Agregação de valor e vantagens competitivas aos produtos; Otimização no tempo total de entregas aos clientes.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
     

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com gestão de stocks e depósitos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |