Pós-Graduação Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos

Solicite informação sem compromisso CPG Centro de Pós Graduação - Palmas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Jiana Moro

Jiana Moro

Pós-Graduação Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos

  • Modalidade
    A Pós-Graduação Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos é presencial.
  • Duração
    A pós-graduação é dividida em 18 módulos e tem 360 horas/aula.
  • Certificado oficial
    Diploma de conclusão da pós-graduação.
  • Considerações
    A Pós-Graduação Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos é uma proposta de especialização profissional, oferecida para trabalhadores de diferentes áreas de formação que desejam aprofundar seus conhecimentos na área. A articulação da pedagogia com a área empresarial, é uma proposta interdisciplinar que tem por objetivo, articular diferentes áreas do conhecimento, para contribuir com o desenvolvimento dos espaços organizacionais e da qualidade de vida do trabalhador.
  • Dirigido a
    A pós-graduação é indicada para profissionais que possuem formação ou trabalham nas áreas de pedagogia, administração, psicologia e demais áreas das ciências humanas.
  • Área de atuação
    Ao concluir o curso o profissional estará capacitado para trabalhar em diferentes empresas, na área administrativa e de gestão de pessoas. Também, poderá trabalhar prestando consultorias para diferentes organizações.

Comentários sobre Pós-Graduação Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos - Presencial - Palmas - Tocantins

  • Objectivos
    • Possibilitar o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos necessários à implantação da competência educacional pedagógica no interior das instituições, com vistas a fomentar a produção de conhecimentos científico-pedagógicos necessários ao desenvolvimento das organizações, bem como estudar a influência dos fatores sociológicos, psicológicos e antropológicos nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de recursos humanos nas empresas.
    • Estruturar setores de ensino e treinamento em empresas.
    • Preparar profissionais para atuarem de forma interativa no interior da empresa aplicando princípios pedagógicos e educacionais que potencializem o desenvolvimento da Organização e de seus integrantes.
    • Capacitar profissionais interessados em trabalhar em Empresas, integrando-os nos processos de Gestão Empresarial.
    • Qualificar, aperfeiçoar e atualizar profissionais para atuarem no campo da Gestão, Planejamento, Avaliação e Treinamento de Recursos Humanos em instituições escolares e não-escolares.
    • Favorecer a compreensão dos pressupostos teóricos para o desenvolvimento das relações interpessoais como elemento articulador entre a melhoria da qualidade e a produtividade institucional numa dimensão Pedagógica
  • Dirigido a
    Pedagogos, Administradores de Empresas, Psicólogos, Educadores e demais profissionais das áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, desde que sejam Portadores de Diplomas de Curso Superior - Graduação - em Instituição de Ensino Superior legalmente reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos

    Instituição do Diploma: Faculdade Ávila


    Introdução

    A educação, no atual contexto de nossa sociedade tem assumido papel de relevância para a melhoria do patamar econômico e social do país. No entanto, a situação de competitividade presente no interior das organizações, exige de seus gestores a aplicação de novos conceitos, novas competências, novas estratégias, bem como a adoção de comportamento empreendedores/ousados que aliados aos processos de qualificação/especialização evidenciam o saber humano potencializando o aprender como condição fundamental para o crescimento e sobrevivência das organizações.
    O mundo globalizado interfere em todos os â ngulos da vida , revolucionando a forma como a sociedade produz a própria vida e organiza o trabalho . Disto decorrem a ressignificação dos conceitos de emprego , ocupações , postos de trabalho , pois o modelo de acumulação flexível altera alguns princípios de organização do trabalho . É a era do conhecimento visto como gerador de riquezas , alinhado pela automação e pela informática objetivando o desempenho , a produtividade e a qualidade que possam garantir maior eficiência na produção de serviços e produtos .
     
    Nesse processo de mudança ocorre uma nova aprendizagem na qual estão incluídos novos valores, novas habilidades, novos conhecimentos e novas atitudes, decorrendo disso, um novo conteúdo de aprendizagem que implica uma oportunidade pedagógica que se configura como o espaço de integração de um novo profissional no interior da empresa. Estamos falando do pedagogo, de seu trabalho organizacional nesse contexto, agora ampliado e com novas oportunidades que se manifestam na necessidade cada vez maior de programação de eventos educativos pedagógicos voltados para a atualização de conhecimentos dos integrantes da empresa, bem como da necessidade de avaliar em uma seleção a capacidade de aprendizagem de novos funcionários.
     
    Trata-se da oportunidade pedagógica centrada no homem por inteiro, pois, enquanto força de trabalho, deve estar capacitado a atuar em níveis mais elevados de produtividade e qualidade o que exige capacitá-lo levando em consideração sua racionalidade, sentimentos, seu corpo e não só o fragmento que o capacita a trabalhar, para assim desenvolver novas formas de relação capital-trabalho e novos processos de gestão da produção que se dará pelo desenvolvimento do ser humano.
     
    Nesse sentido, para atender às inovações sociais, culturais, econômicas, políticas e tecnológicas, é preciso investir nas pessoas por meio da educação e do desenvolvimento profissional, pois uma nova estrutura se firma na sociedade a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
     
    Torna-se necessário investir nos aspectos gerencial e comportamental, assegurando efetivamente o processo de mudança integral. O caráter educativo do ato pedagógico na empresa contribuirá para romper com a separação entre o saber e o fazer, concepção e a execução. A educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão que vivenciamos: o Pedagogo saindo do espaço escolar,que até bem pouco tempo era seu espaço restrito de trabalho, para se inserir em um contexto de atuação com uma visão redefinida de seu papel profissional: Empresas, Hospitais, ONGS, Associações, Igrejas, Rede de TV e Rádio e outros, formam hoje seu  campo de atuação, pois onde houver uma prática educativa,existe aí uma ação pedagógica para a qual o Pedagogo está apto a exercê-la.
     
    Assim, estamos propondo este curso de Especialização voltado não só para o pedagogo, mas para todos os profissionais que estejam envolvidos com o trabalho e o desenvolvimento humano nas variadas organizações.
     
    Para que a Formação e o Desenvolvimento dos Talentos Humanos ocorram como processo humanizador e de qualificação para o trabalho, propomos um curso no qual a interdisciplinaridade dos conhecimentos de Educação, Administração, Psicologia, Serviço Social e Direito conduza a implementação de um processo de Educação Continuada no interior das Empresas e outros espaços, assim seja possível a formação de um ambiente no qual Treinamento e Desenvolvimento atinjam os níveis estratégico, tático e operacional vistos agora como subsistemas que mantêm uma estreita relação na condução do trabalho empresarial.
     
    Sendo assim, este projeto visa implementar uma forma que possibilite capacitar profissionais voltados à manutenção e o crescimento de vários setores, dentre eles os empresariais, sociais, comunitários, criando em seu interior uma competência educacional pedagógica que fará o diferencial entre as demais empresas apresentando uma vantagem competitiva com base nas relações humanas, no desenvolvimento, na criatividade, na organização do trabalho. Ou seja, visa o preparo de um profissional que possa garantir a manutenção e o crescimento das instituições, tendo como alicerce a necessidade do desenvolvimento, como um fator crítico ao sucesso da organização, pautando-se pelo processo de capacitação diferenciada de Talentos Humanos que evidencie o nível de conhecimento necessário à melhoria de qualidade e da produtividade que conduzam ao aprimoramento e a competitividade das organizações.
     
    Cabe destacar, que não se pode apenas pensar em vantagem competitiva, é preciso prover no interior da empresa conhecimentos que garantem o cumprimento da missão estabelecida no Planejamento Estratégico, abrindo novos horizontes e adequando em todos os níveis da organização os novos processos de melhoria de qualidade e produtividade tendo como principal foco o desenvolvimento da pessoa considerada como um ser que age pelo pensamento aliado às emoções num processo de decisão contínua. 
     
    Aqui, está a oportunidade pedagógica para desenvolver novas formas da relação capital-trabalho e novos processos de gestão que na empresa ocorrerá pelo treinamento e desenvolvimento do ser humano total.
     
    É um espaço que precisa ser preenchido no interior da empresa por profissionais que, aliando em sua formação conhecimentos específicos e também de áreas afins, possam desenvolver atividades que garantam o equilíbrio entre uma visão especializada e as inter-relações com o ambiente interno e externo da própria empresa.
     
    Dessa maneira, este curso pretende ampliar os conhecimentos dos educadores pedagogos e de outros profissionais que tenham interesse nessa área, de modo a contribuir para a compreensão dos fenômenos educacionais e de suas interfaces com o ambiente empresarial, bem como da aplicação dos conhecimentos político-pedagógicos na composição do diagnóstico e de intervenção educativa voltados para a transformação do ambiente das organizações. A perspectiva é a formação de especialistas capazes de compreender a complexidade das organizações nas dimensões técnica, social e humana.



    Duração do Curso

    360 horas / aula , 18 módulos (01 final de semana por mês ). 


    Coordenação

    Msc . ANA LÚCIA MARTINS KAMIMURA  
    • Graduação em Serviço Social, 
    • Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberl â ndia
    • Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual paulista – Campus Franca-SP


    Corpo Docente

    Dr. Guilherme Saramago

    Dr. Robson Luiz França

    Ms. Sandra Domingues

    Ms. Ana Lúcia Martins Kamimura

    Ms. Lidia Maria Meirelles

    Ms. Francisco Dutra

    Ms. Adriana Bernardes

    Esp. Alemar Quintino da Silva

    Esp. Antonio Leite de Oliveira Neto


    Programa do Curso


     
    01 -  Pressupostos Teórico / Metodológicos da Educação Empresarial (20 h/ aula ).
    02 -   Desenvolvimento de Talentos Humanos (20 h/ aula ).
    03 -  Gestão de Pessoas (20 h/ aula ).
    04 - Relacionamento Interpessoal (20 h/ aula ).
    05 - Métodos e Técnicas da Pesquisa (20 h/ aula ).
    06 - Teoria Geral da Administração (20 h/aula).
    07 - Gestão Organizacional (20 h/aula).
    08 - Novos Paradigmas nas Relações Educação e Trabalho: Cientificidade e Transdisciplinaridade (20 h/aula).
    09 - Políticas Públicas e Relações Trabalhistas nas Organizações Empresariais (20 h/aula).
    10 - Novas Concepções do Direito do Trabalho (20 h/aula).
    11 - Gestão do Conhecimento (20 h/aula).
    12 - Novas Tecnologias e Comunicação (20 h/aula).
    13 - Tendências Atuais para o Desenvolvimento de Talentos Humanos nas Organizações (20 h/aula).
    14 - Planejamento nas Organizações Educacionais e Empresarias (20 h/aula).
    15 -  Avaliação nas Organizações Empresariais e Educacionais (20 h/aula).
    16 -  Metodologia do Ensino Superior (20 h/aula).
    17 -  Projetos Institucionais e Responsabilidade Social no Contexto Empresarial e Educacional (20 h/aula).
    18 -  Orientação de TCC (20 h/aula)

    Sistema de Avaliação e Frequência

    Para obter o certificado final do programa , o participante deverá ser aprovado nos trabalhos e/ ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso e no trabalho de conclusão de curso . Assim sendo , será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências :
    • Aproveitamento mínimo de 70% do curso , isto é , nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas ;
    • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
    • Entrega do trabalho de conclusão do curso.

    Documentos para Inscrição
    • 1 Cópia Autenticada do Diploma de Graduação ( certidão )
    • 1 Cópia Autenticada do Histórico da Graduação
    • 1 Cópia Autenticada da Identidade
    • 1 Cópia Autenticada do CPF



Outro curso relacionado com gestão de pessoas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |