Pós-Graduação em Produção e Reflexão em Artes Visuais

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Produção e Reflexão em Artes Visuais

  • Modalidade
    As aulas da Pós-Graduação em Produção e Reflexão em Artes Visuais são ministradas presencialmente na instituição.
  • Duração
    A duração do curso é de aproximadamente 2 semestres e 360 horas.
  • Certificado oficial
    O estudante recebe o certificado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
  • Considerações
    O objetivo da pós-graduação em Produção e Reflexão em Artes Visuais é oferecer aos participantes conhecimentos acerca da arte contemporânea e fazer com que cada artista desenvolva sua própria linha de criação, compreendendo o processo artístico e de produção.
  • Dirigido a
    O público-alvo do curso são artistas que desejam qualificar sua produção e obter mais conhecimento teórico na área.
  • Área de atuação
    Os participantes podem encontrar postos de trabalho em ateliês, centros culturais, centros de arte, exposições ou de maneira autônoma.

Comentários sobre Pós-Graduação em Produção e Reflexão em Artes Visuais - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Este curso tem o objetivo de desenvolver pesquisas teórico-práticas envolvendo o estudo das manifestações artísticas e culturais, reflexões estéticas e críticas sobre a arte na contemporaneidade, assim como realizar projetos individuais em artes visuais investigando, sistematizando e contextualizando sua produção.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Artistas que desejam aprofundar e aprimorar sua produção.
  • Titulação
    Especialista em Produção e Reflexão em Artes Visuais
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º semestre (240 horas)
    Aulas: segundas, terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Estética, Teoria e Crítica de Arte
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Milene Chiovatto
    Ementa: Estudo de teorias formuladas por filósofos e pensadores que discutiram a função da arte e do artista, os conceitos e valores do objeto estético, a forma e o conteúdo da produção artística a partir de sua contextualização histórico-cultural, assim como das reflexões teóricas e críticas que acompanharam o desenvolvimento das artes visuais do último século, tanto no Brasil quanto no exterior. Desenvolvimento de reflexões teóricas a partir do estudo das diferentes correntes teóricas da arte, refletindo acerca de sua adequação ao momento contemporâneo, adensando o significado do pensamento crítico ao relacioná-lo com as produções plásticas a que se referem.


    Ateliê de Pintura: Processos elaborativos e perceptivos do cromatismo na contemporaneidade
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Paula Csillag
    Ementa: A aquarela como suporte para a compreensão da construção cromática. Os fenômenos perceptivos das interações das cores. A cor na modernidade e sua evolução: Turner e suas reflexões sobre a Doutrina das Cores de Goethe. Impressionistas, Cézanne, Matisse, Delaunay, Mondrian e Kandinsky. Klee e seu projeto pedagógico na Bauhaus. Experimentações e cor na contemporaneidade. Elaboração de projetos pessoais.


    Reflexões gráficas: construções poéticas
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Helena Freddi
    Ementa: Estudo teórico-prático dos procedimentos poético-gráficos envolvendo o desenvolvimento de pesquisas e experimentos a partir da sistematização do processo criativo individual e dos conhecimentos adquiridos nas discussões e investigações propostas pelo curso: a reprodução gráfica e a apropriação da matéria - a historia do desenvolvimento técnico e exercício poético de Mantegna a Picasso; a incorporação de novas tecnologias da Pop Art a arte conceitual; a subtração da aura e a adição de matéria; linguagem gráfica e realização poética na atualidade - pratica em ateliê.


    O espaço e seus desdobramentos
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Geórgia Kyriakakis
    Ementa: Estudo das relações espaciais e temporais envolvidas no desenvolvimento da escultura ocidental, do Renascimento aos dias atuais, tendo como referência a produção artística de escultores históricos e contemporâneos, nacionais e internacionais, assim como de textos filosóficos e históricos que permearam as transformações ocorridas no campo da escultura, propulsora do surgimento de novos termos, tais como, objetos, instalações, happenings, performances, entre outros. Produção, reflexão e análise acerca da interação do espaço e do tempo na criação de formas tridimensionais - na natureza e na especificidade de materiais naturais, processados e industrializados, na utilização e na intersecção de vários meios, nas possibilidades dos diferentes procedimentos técnicos e por fim, nas formas de inserção e comunicação com o espaço físico e concreto do mundo.


    2.° semestre (120 horas)
    Aulas: terças e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    A arte como experimentação
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Neide Jallageas
    Ementa: A disciplina propõe a reflexão sobre as novas e possíveis poéticas em produções artísticas recentes realizadas com novas tecnologias que tenham por objetivo a interatividade com o público. Os trabalhos de Lygia Clark e Helio Oiticica como introdução ao estudo da interatividade na arte brasileira. No movimento de estar aberto aos novos trabalhos e manifestações propostas, objetiva-se a participação, o intercâmbio, a partilha e a experimentação.


    Construção Poética: Produção e Reflexão em Artes
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Dr. Carlos Tadeu Siepierski / Profa. Dra. Paula Csillag / Profa. Dra. Helena Freddi / Profa. MSc. Milene Chiovatto / Profa. MSc. Geórgia Kyriakakis / Profa. MSc. Neide Jallageas
    Ementa: Pesquisa de caráter prático-teórico, que deverá ser apresentada tanto na forma de um trabalho poético pessoal quanto na de uma monografia envolvendo reflexão crítica, cuja linguagem deverá sintetizar de forma criativa as questões abordadas no decorrer do curso. A pesquisa será feita sob a orientação de um dos professores do curso e deverá ser apresentada e submetida à avaliação de uma banca especificamente designada para esse fim.

     

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |