Curso: Aprender a Aprender

Solicite informação sem compromisso IDEP - Instituto de Formação e Desenvolvimento Pessoal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso: Aprender a Aprender - Presencial - Salvador - Bahia

  • Conteúdo
    Curso: Aprender a Aprender

    *Curso realizado em parceria com o CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

    OBJETIVO:

    APRENDER A APRENDER, isto é, rever as próprias matrizes de aprendizagem pela assimilação dos conceitos básicos da Psicologia Social proposta pelo Dr. Enrique Pichon-Rivière, no desenvolvimento de uma prática concreta: o Grupo Operativo.

    Refletir sobre as diferentes modalidades de conduta presentes no trabalho grupal, identificando e buscando a superação dos obstáculos que se interpõem à comunicação e a aprendizagem e que dificultam a interação dos integrantes entre si e com a tarefa comum. Exercitar o pensamento dialético (em oposição ao dilemático) como instrumento válido para a apreensão da realidade.

    Valorizar uma prática integradora do pensar, sentir e fazer como facilitadora de qualquer nova aprendizagem.

    METODOLOGIA

    Será utilizada a Técnica de Grupo Operativo que se caracteriza por estar centrada na tarefa, privilegiando a tarefa grupal para alcançar seus objetivos.

    O tema teórico será explanado um uma hora. Logo após a exposição se realizará um trabalho no qual os participantes repensam as informações da aula teórica, produzindo em grupo o conhecimento. Esse momento terá duração de uma hora e meia. Essa metodologia se desenvolverá durante cinco dias. No primeiro encontro será realizado um trabalho de sensibilização para abertura do curso. Haverá uma avaliação no sétimo dia que se prolongará por cinco horas aproximadamente. Numa reunião posterior se fará a leitura do processo grupal de aprendizagem.

    PÚBLICO – ALVO

    Profissionais e estudantes de todas as áreas.

    CARGA HORÁRIA: 22h

Outro curso relacionado com psicologia educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |