Graduação em Geoprocessamento

Solicite informação sem compromisso Uni-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Geoprocessamento

  • Modalidade
    Curso presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe um diploma de Graduação em Geoprocessamento.
  • Considerações
    A Graduação em Geoprocessamento promovida pela Uni-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte é realizada presencialmente. O curso tem como proposta capacitar profissionais para análise de processos socioambientais por meio do Geoprocessamento. O aluno estará preparado para manusear equipamentos de topografia e sistemas de posicionamento global. A Uni-BH conta com a seguinte infra-estrutura: Campus com mais de 140.000 metros quadrados, Bibliotecas com sistema integrado de requisição e devolução de material, Teatro com capacidade para cerca de 600 pessoas. Laboratórios de informática de uso geral e internet gratuita disponível nos três turnos.
  • Dirigido a
    Curso voltado na alunos com ensino médio completo.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar em atividades de pesquisa, mapeamentos, produção de bancos de dados, diagnóstico e análises e planejamento ambientais.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Geoprocessamento - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Conteúdo
    APRESENTAÇÃO
    O Geoprocessamento constitui um conjunto de métodos e técnicas computacionais destinadas à coleta, tratamento e análise de informações de natureza espacial, visando a produção de informações georreferenciadas. O curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento do Uni-BH incorpora a formação tecnológica avançada aos estudos ambientais integrados permitindo ao profissional realizar atividades técnico-científicas em diversas áreas, com especial ênfase na área socioambiental.

    OBJETIVO
    O objetivo do curso é formar profissionais em tecnologia capazes de analisar os processos socioambientais contemporâneos com o auxílio do Geoprocessamento. Esse profissional poderá atuar nos processos de obtenção, análise e produção de informações espaciais georreferenciadas, representadas digitalmente e imprescindíveis ao planejamento socioespacial e ao gerenciamento ambiental. Os principais instrumentos de trabalho nesses processos são os equipamentos de Topografia e de Sistema de Posicionamento Global; os softwares e as imagens destinadas ao trabalho de Sensoriamento Remoto e os Sistemas de Informações Geográficas. Os principais produtos gerados pelas atividades do tecnólogo em Geoprocessamento são os bancos de dados geográficos, os mapas, os gráficos, os laudos técnicos e os memoriais descritivos.

    DIFERENCIAL
    O curso incorpora à formação técnica e científica o uso das novas tecnologias em Geoprocessamento. O futuro profissional do curso de Geoprocessamento do Uni-BH poderá trabalhar nos processos que envolvem o georreferenciamento de imóveis rurais; as análises e diagnósticos ambientais; a elaboração de relatórios técnicos entre outras atividades inerentes à sua formação. A instituição coloca a disposição dos alunos do curso uma excelente infra-estrutura instalada de laboratórios e equipamentos; um corpo docente experiente e altamente qualificado além da localização privilegiada e do excepcional desenho paisagístico.

    PERFIL DO EGRESSO
    O tecnólogo em Geoprocessamento trabalha no levantamento e produção de dados georreferenciados. Esse profissional utiliza sistemas computacionais para a realização de atividades de pesquisa, mapeamentos, produção de bancos de dados, diagnóstico e análises e planejamento ambientais, além de produzir relatórios específicos relacionados à sua área de atuação. Ele estará apto a trabalhar com ferramentas disponíveis no mercado que permitem avaliar, planejar e desenvolver a gestão do espaço, bem como outras atividades correlatas que envolvam mapeamento e análises das informações georreferenciadas. Dominando fundamentos de informática aplicada ao georreferenciamento, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, esse profissional produz informações imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras tantas.

    INFRA-ESTRUTURA
    • Campus com mais de 140.000 metros quadrados de área e amplos jardins.
    • Localização estratégica com ampla oferta de serviços no entorno e fácil acessibilidade.
    • Bibliotecas com sistema integrado de requisição e devolução de material.
    • Teatro “Prof. Ney Soares” (campus Diamantina) com capacidade para cerca de 600 pessoas.
    • Laboratórios de informática de uso geral e internet gratuita disponível nos três turnos.
    • Salas de aula amplas e confortáveis.
    • Equipamentos de áudio-visual.
    • Lanchonetes.
    • Serviços de impressão e reprografia.
    • Estacionamento gratuito.

    LABORATÓRIOS:
    • Laboratórios de Geoprocessamento
    • Laboratórios de Cartografia
    • Laboratório de Geologia e Mineralogia
    • Laboratório de Geomorfolgia
    • Laboratório de Topografia
    • Laboratório de Coleta e Análise de Solos
    • Laboratório de Biogeografia
    • Estação Meteorológica Experimental

    SOFTWARES:
    Vários softwares são utilizados podendo ser destacados o ArcGis, o MicroStation, o MapInfo, o Spring, entre diversos outros.

    EQUIPAMENTOS:
    O curso dispõe de um grande acervo com diversos equipamentos tais como GPS, planímetros, altímetros, bússolas, binóculos, mapas e cartas topográficas e geológicas, curvímetros, estereoscópios, pluviômetros, entre muitos outros.

    INFORMAÇÕES GERAIS:
    O curso Superior de Formação Tecnológica em Geoprocessamento do Uni-BH está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação – MEC (Portaria nº 1.024 de 11 de maio de 2006). O 1º módulo do curso contempla, concomitantemente, a capacitação de profissionais que poderão atuar nos processos que evolvem o georreferenciamento de imóveis rurais. O curso de Geoprocessamento do Uni-BH tem 2000 horas de aulas podendo ser integralizado em 5 semestres letivos, estando de acordo com as orientações do MEC.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de obter mais informações sobre o curso de Graduação em Geoprocessamento da instituição."

Gislene para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de Graduação em Geoprocessamento, qual o valor, horário e grade?"

Jader para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

"Gostaria de obter mais informações a respeito do curso de geoprocessamento tais como: inicio, duração do curso, grade, valor da mensalidade."

Kelly para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

Outro curso relacionado com estudos do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |