Mestrado em Psicologia

Solicite informação sem compromisso Universidade Católica de Brasília

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Mestrado em Psicologia

  • Modalidade
    O Mestrado em Psicologia, da Universidade Católica de Brasilia é um curso à distância.
  • Certificado oficial
    Os alunos receberão um Certificado de Conclusão ao final do curso.
  • Considerações
    O Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasilia, qualifica profissionais em Mestres, capazes de desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da Psicologia.
  • Dirigido a
    Graduados com curso de nível superior.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho para este profissional é bastante amplo podendo atuar em vários segmentos da psicologia como o desenvolvimento de pesquisa científica, setores públicos ou privados, profissional liberal, educação, saúde e outros. A sólida formação acadêmica impulsiona o profissional a empregabilidade, permitindo uma carreira promissora.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Psicologia - Presencial - Asa Norte - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    O Mestrado em Psicologia tem como objetivos fundamentais:

    a) Formar mestres capazes de exercer uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos em Psicologia;

    b) desenvolver pesquisa científica, visando a contribuir com a produção de conhecimento em Psicologia e ao aprimoramento da ação profissional e acadêmica;

    c) aprofundar a formação científico-profissional alcançada na graduação, em uma perspectiva integradora, que permita ao pós-graduando tematizar os principais problemas epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos que caracterizam o debate em Psicologia, na atualidade;

    d) atender o público alvo da Região Centro-Oeste, oferecendo-lhe um Programa diferenciado pela sua concepção e articulação.
  • Titulação
    Mestre em Psicologia
  • Conteúdo
    ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
    Esta área congrega linhas e projetos de pesquisa cujo objetivo é desenvolver pesquisas, produzir conhecimento psicológico e possibilitar a aquisição de competências para avaliação e intervenção no campo profissional no que concerne aos processos relacionais de desenvolvimento e aprendizagem, de saúde e de adoecimento em múltiplos contextos culturais.
     
    Linhas de Pesquisa
     
    Processos psicopatológicos e ações terapêuticas
     Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à terminalidade, à sexualidade e aos processos de subjetivação.

    Desenvolvimento Humano nos contextos sócio-educativos:
    Investiga os processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem e o comportamento humano em situações de saúde e risco, sua interação com os contextos sócio-culturais e educativos, sobretudo família e escola. Estuda, ainda, as questões afeitas à formação e atuação de profissionais das áreas de saúde e educação.

    Sistemas conjugais e familiares:  
    Investiga a saúde e o desenvolvimento dos processos relacionais nos sistemas conjugal e familiar, em múltiplos contextos ao longo do ciclo de vida familiar, bem como aspectos psicossociais de fenômenos como violência intrafamiliar, drogadição, problemas de conduta na adolescência e sexualidade.

    ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CULTURA E ORGANIZAÇÕES
    Esta área congrega linhas e projetos de pesquisa cujo objetivo é desenvolver pesquisas, produzir conhecimento interdisciplinar em psicologia e possibilitar a aquisição de competências para avaliação e intervenção no campo profissional no que concerne ao estudo dos aspectos e dinâmicas culturais em grupos sociais – reconhecidos e emergentes - e nas organizações de trabalho.
     
    Linhas de Pesquisa
     
    Cultura contemporânea e relações humanas:
    Investiga o mal estar na cultura contemporânea e os modos como os sujeitos histórica e culturalmente constituídos - sob a incidência do real - reinventam respostas na busca de eliminar esse desprazer. Em torno dessa questão, disciplinas diferentes dialogam: psicanálise, antropologia, filosofia, educação, arte e semiótica.
     
    Fatores culturais e organizações:
    Investiga fatores culturais das organizações e suas relações com comportamentos individuais, grupais e organizacionais. Seus principais eixos temáticos, na perspectiva da psicologia social e organizacional, são: relação dos valores pessoais, sociais e organizacionais com o comportamento nas organizações; convergência e divergência regionais nos valores organizacionais; poder organizacional, grupal e individual e suas interações no contexto de trabalho; justiça organizacional; bem-estar subjetivo.

     

     

    ESTRUTURA CURRICULAR
     
     As disciplinas do Programa de Mestrado em Psicologia da UCB são ofertadas com o objetivo de formar o aluno em conteúdos específicos das áreas que serão objeto dos seus temas de investigação. Para assegurar formação qualificada do discente na atualidade e ajustar as modificações incorporadas nas áreas de concentração, linhas de pesquisa e seus respectivos projetos, a estrutura curricular está assim organizada:
     
    1 – Disciplina do Tronco Comum (TC)
     As disciplinas deste tronco têm como objetivo assegurar a formação científica/acadêmica de base do mestrando.
    É composta por duas disciplinas obrigatórias e quatro optativas, dentre as quais o aluno obrigatoriamente deverá escolher uma para cursar, totalizando nove créditos neste tronco.

    As duas obrigatórias são:

    Metodologia da Pesquisa em Psicologia - três créditos; e
    Sistemas Teóricos do Pensamento Psicológico - três créditos.
     
    As quatro optativas - com três créditos cada - são:

    Estatística Inferencial;
    Procedimentos em Pesquisa Qualitativa;
    Epistemologia e Psicologia;
    Estágio em Docência (prática de ensino obrigatória para bolsistas).
    Dentre estas quatro, o aluno deverá escolher uma; e, se for bolsista, necessariamente deverá cursar a última – Estágio em Docência.
    Além disso, para integralizar os créditos obrigatórios deste tronco, o aluno deverá cursar a disciplina Dissertação de Mestrado  - seis créditos - que tem caráter teórico-prático, e é ministrada pelo orientador.
     

    2 – Disciplina do Domínio específico (DE)
     
     As disciplinas deste domínio têm como objetivo propiciar o aprofundamento teórico-metodológico na área de concentração escolhida pelo discente, em convergência com o objeto de estudo focalizado. Deste domínio, o aluno deverá cursar, no mínimo, nove créditos (três créditos cada disciplina), o que significa que deverá escolher, dentre as elencadas em sua área de concentração específica, pelo menos três disciplinas.
    Relaciona-se, abaixo, conforme suas respectivas áreas de concentração, linhas de pesquisa as disciplinas, as disciplinas deste domínio.
     
    Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Humano
    Linha de pesquisa: Processos psicopatológicos e ações terapêuticas
    Disciplinas:

    Processos de saúde e adoecimento;
    Psicopatologia e psicodiagnóstico ;
    Intervenções terapêuticas ;
    Tópicos especiais em processos psicopatológicos e ações terapêuticas - Tema 01.
    Tópicos especiais em processos psicopatológicos e ações terapêuticas - Tema 02.
    Tópicos especiais em processos psicopatológicos e ações terapêuticas - Tema 03.
    Tópicos especiais em processos psicopatológicos e ações terapêuticas - Tema 04.
     
    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento humano nos contextos sócio-educativos
    Disciplinas:

    Processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar;
    Teorias do desenvolvimento humano;
    Desenvolvimento humano atípico;
    Tópicos especiais em desenvolvimento humano nos contextos sócio-educativos.
     
    Linha de Pesquisa: Sistemas Conjugais e Familiares
    Disciplinas:

     Intervenção conjugal e familiar;
     Família e saúde mental;
     Sociedade, família e constituição do sujeito;


    Área de Concentração: Cultura e Organizações
     
    Linha de Pesquisa: Cultura contemporânea e relações humanas
    Disciplinas:

    Alteridade e poder no mundo contemporâneo;
    Mal-estar na cultura e reinvenção das relações humanas;
    Representação social e imaginário;
    Tópicos Especiais em cultura contemporânea e mal estar;
     
    Linha de pesquisa: Fatores Culturais e Organizações.
    Disciplinas:

    Cultura e poder organizacional;
    Valores e comportamento;
    Cultura e comportamento organizacional;
    Tópicos especiais em fatores culturais e organizações;

    3 – Disciplinas do Domínio Conexo (DC)
     As disciplinas deste domínio têm como objetivo propiciar a integração do objeto de estudo a outras linhas e áreas relacionadas, e dentre elas, o discente deverá integralizar seis créditos. O aluno deve, então, escolher duas disciplinas optativas do domínio específico da outra área de concentração do programa à qual sua pesquisa não está vinculada, ou, então, disciplina(s) optativa(s) de outros programas, conforme acordo prévio com seu orientador.
     
     Em síntese, os créditos a serem cursados pelo discente do programa ficam assim distribuídos:
    a). Tronco Comum: quinze créditos, sendo seis referentes às duas obrigatórias, três referentes a uma disciplina optativa (dentre as quatro oferecidas), e seis referentes à Disciplina Dissertação de Mestrado;
    b) Domínio Específico: nove créditos, correspondentes a três disciplinas optativas específicas da sua área de concentração; e
    c) 3. Domínio Conexo: seis créditos, correspondentes a duas disciplinas optativas da outra área de concentração ou de outro programa, conforme acertos prévios com seu orientador.
     
     Para obter o título de Mestre em Psicologia, o discente deverá, então: integralizar 30 créditos em disciplinas, qualificar seu projeto de dissertação, defender e obter aprovação de sua dissertação de mestrado, mediante uma banca examinadora composta de três doutores, sendo um dos membros externo a UCB.
    O Mestrado em Psicologia deverá ser concluído dentro do prazo mínimo de doze meses e máximo de 30 meses.


Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

Um curso de alta recomendação pelo seu corpo docente. Fiz um bom curso.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Gostei muito do curso de Psicologia na UCB, e foi extremamente importante para minha vida profissional. Um curso que prepara o aluno, seja para pesquisa, bem como para o mundo.

Evilasio Andrade

Mestrado em Psicologia - Diciembre 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de receber informações sobre os programas de mestrado e as linhas de pesquisa, formas de ingresso e datas, tenha interesse e disponibilidade em cursar nesta instituição. Por favor me envie os detalhes sobre o curso de Mestrado em Psicologia. "

Lígia para Mestrado em Psicologia

Paraná

"- É reconhecido o curso de Mestrado em Psicologia? - quando ocorrem as inscrições? - quanto custa? em quantas parcela? tem desconto? - quais são os documentos necessários? - quais os critérios para a seleção de mestrandos? - quando inicia o curso? - quais são as linhas de pesquisas? - qual a bibliografia recomendada? - como ocorrem as aulas? (diariamente, quinzenais, mensais) - qual o tempo de duração do curso? - quem são os docentes? "

José para Mestrado em Psicologia

Brasilia Distrito Federal

"Considerando as minhas habilitações, gostaria de saber se posso realizar o curso "Mestrado em Psicologia" em caso afirmativo, gostaria de saber condições de matrícula, calendário e respectivo preço e em caso negativo, gostaria de saber se possuem o curso de psicologia. "

Ana para Mestrado em Psicologia

Brasilia Distrito Federal

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |