Graduação em Geoprocessamento

Solicitar informações

Análise do educedu

Igor Moreira

Graduação em Geoprocessamento

  • Modalidade Curso presencial.
  • Duração Consultar.
  • Certificado oficial O aluno recebe um diploma de Graduação em Geoprocessamento.
  • Considerações A Graduação em Geoprocessamento promovida pela Uni-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte é realizada presencialmente. O curso tem como proposta capacitar profissionais para análise de processos socioambientais por meio do Geoprocessamento. O aluno estará preparado para manusear equipamentos de topografia e sistemas de posicionamento global. A Uni-BH conta com a seguinte infra-estrutura: Campus com mais de 140.000 metros quadrados, Bibliotecas com sistema integrado de requisição e devolução de material, Teatro com capacidade para cerca de 600 pessoas. Laboratórios de informática de uso geral e internet gratuita disponível nos três turnos.
  • Dirigido a Curso voltado na alunos com ensino médio completo.
  • Área de atuação O profissional poderá atuar em atividades de pesquisa, mapeamentos, produção de bancos de dados, diagnóstico e análises e planejamento ambientais.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Graduação em Geoprocessamento

  • Conteúdo APRESENTAÇÃO
    O Geoprocessamento constitui um conjunto de métodos e técnicas computacionais destinadas à coleta, tratamento e análise de informações de natureza espacial, visando a produção de informações georreferenciadas. O curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento do Uni-BH incorpora a formação tecnológica avançada aos estudos ambientais integrados permitindo ao profissional realizar atividades técnico-científicas em diversas áreas, com especial ênfase na área socioambiental.

    OBJETIVO
    O objetivo do curso é formar profissionais em tecnologia capazes de analisar os processos socioambientais contemporâneos com o auxílio do Geoprocessamento. Esse profissional poderá atuar nos processos de obtenção, análise e produção de informações espaciais georreferenciadas, representadas digitalmente e imprescindíveis ao planejamento socioespacial e ao gerenciamento ambiental. Os principais instrumentos de trabalho nesses processos são os equipamentos de Topografia e de Sistema de Posicionamento Global; os softwares e as imagens destinadas ao trabalho de Sensoriamento Remoto e os Sistemas de Informações Geográficas. Os principais produtos gerados pelas atividades do tecnólogo em Geoprocessamento são os bancos de dados geográficos, os mapas, os gráficos, os laudos técnicos e os memoriais descritivos.

    DIFERENCIAL
    O curso incorpora à formação técnica e científica o uso das novas tecnologias em Geoprocessamento. O futuro profissional do curso de Geoprocessamento do Uni-BH poderá trabalhar nos processos que envolvem o georreferenciamento de imóveis rurais; as análises e diagnósticos ambientais; a elaboração de relatórios técnicos entre outras atividades inerentes à sua formação. A instituição coloca a disposição dos alunos do curso uma excelente infra-estrutura instalada de laboratórios e equipamentos; um corpo docente experiente e altamente qualificado além da localização privilegiada e do excepcional desenho paisagístico.

    PERFIL DO EGRESSO
    O tecnólogo em Geoprocessamento trabalha no levantamento e produção de dados georreferenciados. Esse profissional utiliza sistemas computacionais para a realização de atividades de pesquisa, mapeamentos, produção de bancos de dados, diagnóstico e análises e planejamento ambientais, além de produzir relatórios específicos relacionados à sua área de atuação. Ele estará apto a trabalhar com ferramentas disponíveis no mercado que permitem avaliar, planejar e desenvolver a gestão do espaço, bem como outras atividades correlatas que envolvam mapeamento e análises das informações georreferenciadas. Dominando fundamentos de informática aplicada ao georreferenciamento, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, esse profissional produz informações imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras tantas.

    INFRA-ESTRUTURA
    • Campus com mais de 140.000 metros quadrados de área e amplos jardins.
    • Localização estratégica com ampla oferta de serviços no entorno e fácil acessibilidade.
    • Bibliotecas com sistema integrado de requisição e devolução de material.
    • Teatro “Prof. Ney Soares” (campus Diamantina) com capacidade para cerca de 600 pessoas.
    • Laboratórios de informática de uso geral e internet gratuita disponível nos três turnos.
    • Salas de aula amplas e confortáveis.
    • Equipamentos de áudio-visual.
    • Lanchonetes.
    • Serviços de impressão e reprografia.
    • Estacionamento gratuito.

    LABORATÓRIOS:
    • Laboratórios de Geoprocessamento
    • Laboratórios de Cartografia
    • Laboratório de Geologia e Mineralogia
    • Laboratório de Geomorfolgia
    • Laboratório de Topografia
    • Laboratório de Coleta e Análise de Solos
    • Laboratório de Biogeografia
    • Estação Meteorológica Experimental

    SOFTWARES:
    Vários softwares são utilizados podendo ser destacados o ArcGis, o MicroStation, o MapInfo, o Spring, entre diversos outros.

    EQUIPAMENTOS:
    O curso dispõe de um grande acervo com diversos equipamentos tais como GPS, planímetros, altímetros, bússolas, binóculos, mapas e cartas topográficas e geológicas, curvímetros, estereoscópios, pluviômetros, entre muitos outros.

    INFORMAÇÕES GERAIS:
    O curso Superior de Formação Tecnológica em Geoprocessamento do Uni-BH está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação – MEC (Portaria nº 1.024 de 11 de maio de 2006). O 1º módulo do curso contempla, concomitantemente, a capacitação de profissionais que poderão atuar nos processos que evolvem o georreferenciamento de imóveis rurais. O curso de Geoprocessamento do Uni-BH tem 2000 horas de aulas podendo ser integralizado em 5 semestres letivos, estando de acordo com as orientações do MEC.
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter mais informações sobre o curso de Graduação em Geoprocessamento da instituição."

Gislene para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de Graduação em Geoprocessamento, qual o valor, horário e grade?"

Jader para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

"Gostaria de obter mais informações a respeito do curso de geoprocessamento tais como: inicio, duração do curso, grade, valor da mensalidade."

Kelly para Graduação em Geoprocessamento

Minas Gerais

Outro curso relacionado com estudos do meio ambiente