Home > Pós-graduação > Nutrição > Maringá > Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional - Maringá - Paraná

Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

  • Modalidade
    A formação se dá com a aplicação de aulas presenciais na sede da universidade em Maringá.
  • Duração
    O curso é quinzenal, com um total de 360 horas, na formação. Seus horários são intensivos aos sábados e se aplica duas vezes por semana. Grade: Sexta-feira - 19h00min às 23h00min - Sábado - 08h20min às 12h50min - intervalo para almoço - 13h30min às 18h00m
  • Certificado Oficial
    O curso oferece um certificado de lato sensu para os formandos na Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional, após a conclusão do curso.
  • Considerações
    A formação é uma especialização aprofundada do tema da nutrição humana como terapia de saúde, corretiva e curativa para disfunções do metabolismo. Temas estudados e abordados no curso são específicos da àrea do tratamento nutricional, tais como: enfermagem, ética, diabetes,obesidade,bases metabólicas da nutrição, consumo alimentar, psicologia da alimentação, doenças do aparelho digestivo, farmacologia aplicada à nutrição, entre outras disciplinas do curso. Sabemos que a boa nutrição é ferramenta fundamental para a saúde, seja no processo preventivo, ou curativo de uma patologia. Realizando este curso, os profissionais descobrirão os avanços e pesquisas atuais que estão sendo realizadas nesta área e poderão aplicá-las em seu ofício.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido para nutricionistas, médicos, enfermeiros e farmacêuticos, que atuam no mercado no tratamento de pacientes que necessitam da nutrição aplicada como um recurso essencial no processo curativo.
  • Área de atuação
    Os formandos podem atuar em hospitais, clínicas em geral e também em clínicas geriátricas e terapêuticas, consultórios de tratamentos para obesidade, centros de estética e beleza com terapias especiais para pós-parto, entre outras instituições.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional - Presencial - Maringá - Paraná

  • Titulação
    Nutrição Humana e Terapia Nutricional,
  • Conteúdo
    Nutrição Humana e Terapia Nutricional

    Proposta
    Capacitar profissionais de saúde para atuar como coordenador de EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL

    Público

    Nutricionistas, Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos

    Local

    Campus Maringá

    Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 08h20min às 12h50min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


    Periodicidade

    Quinzenal

    Carga Horária

    360 horas

    Início
       Término    Vagas
    25 de março de 2011   junho de 2012      20

     

       Disciplinas
    Disciplinas CH -->
    • Aspectos Psicológicos

      Fundamentos teórico-práticos de psicologia. Determinantes pessoais e grupais no desenvolvimento da inter-relação pessoal. Transtornos alimentares. Intervenções psicológicas no tratamento da obesidade.

      Carga horária: 15
    • Avaliação Nutricional e Metabólica

      Consumo alimentar. Avaliação subjetiva e funcional. Antropometria. Interpretação de dados clínico-laboratoriais. Métodos de avaliação da composição corporal. Técnicas para avaliação antropometrica da população saudável e enferma: gestantes, lactantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

      Carga horária: 15
    • Bases Metabólicas da Nutrição

      Água e eletrólitos e pH. Equilíbrio ácido-básico. Definição, funções, propriedades, importância, mecanismos de biossíntese e degradação de macromoléculas.

      Carga horária: 15
    • Diabetes Mellitus

      Epidemiologia, classificação etiológica, métodos e critérios para o diagnóstico e acompanhamento. Princípios para orientação nutricional. Uso de medicamentos orais e insulina. Tratamento clínico da obesidade, hiperglicemia pósprandial, hipertensão arterial e dislipidemia no diabético. Tratamento de crianças e adolescentes. Prevenção primária e secundária das doenças macro e microvasculares no paciente diabético. Diabetes mellitus gestacional: diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Educação do paciente com diabetes mellitus. Transtornos alimentares no paciente diabético. Contagem de carboidratos.

      Carga horária: 15
    • Doenças do Aparelho Digestivo

      Repercussão dos diversos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia e terapia nutricional das doenças da boca, esôfago, estômago, intestino delgado, grosso e ânus. Doença do refluxo gastroesofágico, úlcera, gastrite, doenças inflamatória intestinal. Doença celíaca. Alergias e intolerância.

      Carga horária: 15
    • EMTN - Enfermagem

      Métodos de introdução de sonda para nutrição enteral. Tipos de sondas enterais e bomba de infusão. Preparo, orientação e assistência do paciente e família. Indicadores de qualidade no cuidado com a administração e monitorização do paciente. Verificação do volume residual gástrico. Acesso venoso periférico e central na nutrição parenteral.

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Farmacologia Aplicada à Nutrição

      Noções de farmacologia. Interação droga-nutriente. Fases biofarmacêutica, farmacotécnica e farmacodinâmica. Fármacos e estado nutricional. Interação fármaco e fitoterápico.

      Carga horária: 15
    • Fisiologia Geral e da Nutrição

      Características fisiológicas no sistema digestivo, respiratório, cardiovascular, endócrino, nervoso e renal.

      Carga horária: 15
    • Gastronomia Funcional

      Definição de Alimentos Funcionais. Importância para saúde dos indivíduos. Mercado mundial. Perspectivas para a Indústria. Interesse e atitudes dos consumidores. Alimentos funcionais de origem vegetal. Alimentos funcionais de origem Animal. Segurança de uso e legislação brasileira. Alimentos funcionais e seu papel protetor nas doenças crônico degenerativas

      Carga horária: 15
    • Insuficiência Hepática e Pancreática

      Repercussão dos diversos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia e terapia nutricional das pancreatopatias e das hepatopatias. Transplantes.

      Carga horária: 15
    • Insuficiência Renal

      Repercussão dos diversos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia e terapia nutricional na insuficiência renal.

      Carga horária: 15
    • Legislação sobre EMTN

      Conceito e terminologia em Terapia Enteral. Legislação sobre Terapia Enteral. Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Nutrição e Cardiologia

      Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Metabolismo lipídico. Dislipidemia. Hipertensão. Insuficiência cardíaca. Aterosclerose. Princípios para orientação nutricional. Alimentos funcionais para cardiologia. Estratificação do risco cardiovascular através do Escore de Framingham. Metas para tratamento. Mudança no estilo de vida. Tratamento farmacológico.

      Carga horária: 15
    • Nutrição em Cirurgia

      Repercussão da patologia no estado nutricional com ênfase na fisiopatologia e terapia nutricional enteral no período pré, peri e pós cirurgia. Imunonutrição.

      Carga horária: 15
    • Nutrição no grupo materno-infantil

      Nutrição da gestante e na lactação. Obesidade infantil. Nutrição da criança sadia durante a primeira infância. Nutrição do recém-nascido de alto risco. Planejamento dietético para gestantes, nutrizes, lactantes e escolares. Avaliação nutricional. Prevenção dos agravos à saúde e educação familiar. Acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Aleitamento materno.

      Carga horária: 15
    • Obesidade e Cirurgia Bariátrica

      Epidemiologia, classificação, métodos de diagnóstico e acompanhamento. Princípios para orientação nutricional. Tratamento farmacológico e nutricional para obesidade. Tipos de procedimentos cirúrgicos para a obesidade mórbida. Evolução da dieta para o período pré e pós cirurgia.

      Carga horária: 15
    • Oncologia, AIDS e Desnutrição

      Repercussão dos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia e terapia nutricional do câncer, AIDS e desnutrição. Fatores de risco, prevenção e tratamento.

      Carga horária: 15
    • Paciente Crítico

      Repercussão da patologia no estado nutricional com ênfase na fisiopatologia e terapia nutricional no trauma, queimadura e em condições críticas. Resposta metabólica ao estresse.

      Carga horária: 15
    • Seminário Avançados

      Delineamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica; Orientação e delineamento do tema de monografia. Orientação para elaboração de monografia.

      Carga horária: 30
    • Soluções Parenterais

      Legislação sobre nutrição parenteral. Indicação e prescrição de nutrição parenteral. Acesso e técnicas de infusão para nutrição parenteral. Monitoração e indicadores de qualidade em pacientes com nutrição parenteral. Escolha de cateter. Formulações industrializadas e manipuladas. Cálculo para prescrição. Complicações da nutrição parenteral.

      Carga horária: 15
    • Terapia Enteral

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Essa Pós-graduação é extremamente importante na área de Nutrição. Os professores e a coordenação da PUCPR são comprometidos com os alunos.

Julianna Matias

Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional - Junio 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional. Qual é o valor e a duração? "

Marcel para Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

São Paulo

"Gostaria de saber quando inicia-se a pós-graduação em alimentos e nutrição e se aulas são semanais ou quinzenais e também o valor da mensalidade. "

Amanda para Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

São Paulo

"Gostaria de informações sobre a Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional, data de início, duração. Eu sou estudante do 3º ano de nutrição e já gostaria de iniciar uma pós graduação no ano 4º ano, e me interessei por esta área de alimentos e nutrição. "

Aline para Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

Paraná

"Estou no último período de nutrição na federal de Alagoas, e me interessei pela Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional. Eu gostaria de saber quando inicia-se inscrição, o tempo de duração da pós, quantos dias e carga horária da semana, e outras informações que possam me fornecer. "

Fabiana para Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

Alagoas

"Por gentileza quando será aberta essas inscrições. Sou nutricionista e tenho interesse em fazer a Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional. "

Lidiane para Pós-graduação em Nutrição Humana e Terapia Nutricional

Mato Grosso do Sul

Outro curso relacionado com Nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso.
Ver mais  |