Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Lorena Marques

Lorena Marques

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

  • Modalidade
    O curso é ministrado presencialmente.
  • Duração
    O curso tem a duração de 7 semestres.
  • Certificado oficial
    Após concluir o curso, o aluno recebe o título de Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
  • Considerações
    A Universidade Veiga de Almeida forma Publicitários que utilizando os meios de comunicação através de ações planejadas e racionais para divulgar um produto, serviço ou marca influenciam e formam opiniões e sentimentos do público para estimular o desejo de consumir produtos e serviços e para vender a imagem. A UVA tem um grande diferencial. Se optar em fazer o curso de 5 anos, o aluno poderá se formar em Jornalismo e Publicidade.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a pessoas com capacidade crítica, pensamento estratégico e muita criatividade.
  • Área de atuação
    Esse profissional pode trabalhar em agências de propaganda e publicidade, empresas, indústrias, editoras, TV, rádio, entre outros.

Comentários sobre Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Presencial - Cabo Frio - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Publicidade e Propaganda.

    Comunicação, Design e Arquitetura. 

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 4 anos
    Campus e turno: Tijuca, Barra e Cabo Frio - manhã e noite.

    Campus Tijuca, Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005. | Campus Barra da Tijuca, Portaria normativa n°40, de 12/12/2007. Lei n° 13.168, de 6/10/2015. | Campus Cabo Frio, Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 47 de 22/5/2012

    Modalidades dos cursos: Presencial

    Descrição:

    A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, estabeleceu-se como um dos principais alicerces da globalização e cibersociedade.

    Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em dois cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo.

    O publicitário é um profissional preparado para pensar estrategicamente na divulgação de produtos, marcas e imagem de empresas em quaisquer segmentos de atuação. Elabora táticas de comunicação, cria campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a efetividade da mensagem, planeja ações para o varejo na área de promoção e merchandising, desenvolve e implementa projetos de comunicação interna e ações de relações públicas, relacionamento e branding. Trabalha em roteiro e produção de audiovisuais para televisão, cinema e internet, gerando conteúdos para os mais diversos canais e pontos de contato entre marcas e clientes, de empresas com ou sem fins lucrativos.

    Diferenciais UVA:

    1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;
     
    Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
     
    O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres,  Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem  notória  experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB,  e em grandes agências de Comunicação e Marketing;
     
    Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras.
     
    O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas,  organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento.
     
    A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora
     
    As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade.
     
    A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. 
     
    O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Criativa Imagem e Web, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. 

    Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA,  Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro,  Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. 

    Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. 

    O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. 
     
    Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.

    A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.
     
    Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram  na UVA.  O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional. ​
     
    Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem.  
     
    Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade. 

    Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa.
     
    Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas.

    Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante. 
     
    Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA. 

    • Agência Criativa –  Agência Experimental (obrigatório); 
    • NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório);
    • Criativa Imagem & Web – Produtora  audiovisual– futura Alquímia Produções;
    • NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade;
    • LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing; 
    • MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa;
    • TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição;
    • Rádio UVA – Prática Publicitária; 
    • AgeCom – Prática Publicitária.

    Canais do Curso:  Experiência ao longo do curso publicada em portfólio digital com visibilidade e projeção para o mercado.

    • PUBLIUVA 
    • CRIATIVA 
    • CRIATIVA IMAGEM & WEB 
    • LabPROM 

    Disciplinas que levam as discussões e práticas do mercado para a sala de aula:

    • Tecnologias Exponenciais da Comunicação;
    • Criatividade Publicitária;
    • Laboratório de Inovação Empreendedora;
    • Escrita Criativa e Storytelling;
    • Video Marker;
    • Podcast e webrádio;
    • Inteligência Artificial e Big Data;
    • Design Thinking e Linguagens gráficas;
    • Design & Layout
    • Planejamento de Campanhas Integradas;
    • Agência de Comunicação e Atendimento.

    NES – Núcleo de E-sports: Além de participar das disputas, você acompanhará de perto todas as oportunidades profissionais do mercado de e-sports.

    Empregabilidade: Mentorias (Medialab; Senior; Junior) - Programas de acompanhamento e apoio à carreira acadêmica e profissional dos alunos de publicidade e propaganda, com mentoria em processos seletivos de estágios e empregos. Visitas técnicas em empresas (ex: Projac, Vivo Academy, Rir Arplan, Rede Globo);

    SECOM – Semana da Comunicação: Experiência de imersão, capacitação e espaços instagramáveis, além de troca de experiência com grandes nomes do mercado;

    Oportunidade de vivenciar experiências em grandes eventos de projeção internacional — Museu mais doce do mundo e Rio2C — com reconhecimento dos organizadores pela competência e comprometimento. Participação e destaque em eventos acadêmicos: 1º lugar na EXPOCOM 2019 – Fotopublicidade;

    Central de Podcast - lançamento central de podcast para compartilhamento de experiências de estudantes e professores em produção em parceria com as agências experimentais.

    Conheça outros projetos inovadores do curso:

    • Prática Profissional Desde O Primeiro Período Nos Labs;
    • Seminário De Tcc Aberto Ao Público; 
    • Mostra De Publicidade Dos Trabalhos Dos Alunos Com Premiação; 
    • Fórum De Comunicação, Cultura E Inovação /Ccjf;
    • Primeiro Longa Produzido Pela Produtora Experimental (Sentido Dos Fios);
    • Produção De Um Vídeo-Clip Para Uma Banda Dos Alunos A Cada Ano (Banda Carmem/Camila Mcbe) ;
    • Click Uva – Mostra De Fotografia.

    * Maior nota ENADE entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro na última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação, em 2018.

    Mercado de Trabalho:

    Em razão do aumento de conectividade digital o mercado de trabalho para o publicitário está muito aquecido. Nunca antes na história da humanidade a comunicação foi tão essencial para as relações interpessoais e no gerenciamento dos negócios de todos os setores produtivos da sociedade. O crescimento da internet e das redes sociais fez das ações de comunicação algo fundamental e estratégico. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, para atuar nos meios digitais, tradicionais e alternativos da comunicação.

    O publicitário encontra opções de trabalho, além de poder empreender no seu próprio negócio, nas áreas de Criação, Design, Planejamento, Atendimento, Web e Mídia de agências de comunicação, em empresas fornecedoras de projetos de comunicação e branding, em produtoras de vídeo e som, em departamentos de marketing e comunicação de empresas, no setor de varejo, em empresas de pesquisa e inteligência de mercado, em empresas de entretenimento e em organizações do setor público e sem-fim lucrativos.

    Plano de estudos.

    Duração estimada: 4 anos

    • Comunicação e Discurso
    • Tecnologias da Informação e da Comunicação
    • Estudos em Comunicação
    • Laboratório de Inovação Profissional 
    • Comunicação e Mundo Contemporâneo
    • Fotografia
    • Laboratório de Redação e Expressão
    • Linguagens Audiovisuais 
    • Ciência, Tecnologia e Sociedade 
    • Marketing em Comunicação
    • Criação Publicitária
    • Fotopublicidade 
    • Comunicação e Imagem 
    • Comunicação e Realidade Brasileira
    • Teorias Contemporâneas da Comunicação
    • Comunicação, Arte e Cultura
    • Redação Publicitária para Mídia Impressa
    • Direção de Arte 
    • Produção Gráfica Visual 
    • Infografia
    • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Métricas e Planejamento de Mídia 
    • Redação Publicitária para Audiovisual
    • Produção Publicitária para Audiovisual 
    • Design Digital 
    • Mídias Interativas 
    • Cultura e Contemporaneidade 
    • Comunicação e Sociedade de Consumo
    • Comunicação e Práticas Sociais 
    • Marketing Digital 
    • Legislação e Ética em Publicidade 
    • Pratica Profissional em Publicidade 
    • Empreendedorismo 
    • Planejamento de Comunicação Integrada 
    • Economia Criativa
    • Produção Pub. para Web e Mídias Convergentes 
    • Agência Experimental 
    • Promoção e Merchandising 
    • Gestão de Produtos e Branding 
    • ​Projeto de Portifólio

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (4)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Os professores, materiais e cronogramas do curso são muito bons.

Antonia Keily Duarte

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Junio 2011

Outro curso relacionado com publicidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |